A maior parte do esgoto é constituído por água. Esta água é mais que suficiente para ajudar a levar as partículas sólidas presentes no esgoto pelos encanamentos.
Acontece que muitas vezes jogamos no vaso sanitário o que deveria ir para o cesto de lixo. Absorventes higiênicos, cotonetes, preservativos, fios de cabelo, embalagens de sabonete, creme dental, fraldas descartáveis, frascos de desodorante, bem como outros frascos plásticos vazios, peças de brinquedo etc, aparecem indevidamente nas redes de esgoto. Este acúmulo de lixo pode estrangular a seção do tubo, provocando o entupimento e represamento do esgoto na tubulação, resultando em vazamentos nas ruas ou calçadas, e o pior, podendo voltar para dentro de sua casa.
Por outro lado, a não disponibilidade de caixas de gordura nas pias da cozinha e nas saídas de lava-louças, pode fazer com que essa gordura não retida na casa entre na rede e se acumule nas paredes do tubo, estrangulando a seção de escoamento.
Outra causa de entupimento é a ligação clandestina da água da chuva na rede de esgoto. Além de receber um volume de água (água de chuva) não previsto, são lançados na rede, resíduos provenientes da varrição dos quintais (areia e folhagens) que, enroscados em algum ponto do coletor, irão provocar o entupimento.